Você já deve ter ouvido falar sobre adestramento punitivo, positivo... mas o que significa cada um? Continue lendo esse pode que veremos de forma bem simples abaixo!
Principais diferenças:
1. A base do ensino
O adestramento tradicional é aquele que tem como base o uso da punição. Punição é uma consequência imediata a um comportamento que faz com que este diminua, ou seja, o objetivo da punição é eliminar comportamentos indesejados. No caso, o adestramento tradicional utiliza a punição positiva, que seria a inserção de algo que o cão não goste e que cause dor, desconforto, medo ou intimidação a ponto do cão deixar de realizar o comportamento que o tutor não deseja que ele tenha.
2. A eficácia do aprendizado
Como você aprende melhor: quando é punido ao errar ou quando é elogiado por acertar? Ninguém gosta de ser punido! É comprovado cientificamente que os cães aprendem melhor quando treinados com recompensas (HIBY; ROONEY; BRADSAHW, 2004) e um artigo bem recente (CHINA, MILLS e COPPER, 2020) sobre o uso de coleiras de choque também mostrou que cães treinados com esse tipo de equipamento, considerado aversivo, demoraram mais para responder a um estímulo do que cães treinados com reforço positivo e, além disso, apresentaram um desempenho inferior. A punição não resolve o problema em si, pode ser que na hora o cão pare o comportamento, mas a raiz do problema continua e com o tempo, o cão poderá apresentar outro comportamento para se livrar do que o incomoda.
3. Os efeitos na vida do cão
Como o cães aprendem melhor através de reforços positivos, o treino passa a ser agradável ao cão e ao tutor e o vículo entre eles é fortalecido. O cão é tratado com respeito e suas emoções e bem-estar são levados em conta.
O que fazer?
Se você pune seu cão, saiba que não precisa continuar, você pode mudar a forma como age com ele e buscar ensiná-lo de forma positiva. Nunca é tarde para começar! Não sabe por onde começar? Confira aqui algumas dicas de como ensinar as coisas para o seu cão! Gostou? Então confira algumas dicas de adestramento positivo aqui!
Bibliografia
CHINA, Lucy; MILLS, Daniel S.; COOPER, Jonathan. Efficacy of Dog Training With and Without Remote Electronic Collars vs. a Focus on Positive Reinforcement. Animal Behaviour, Cognition and Welfare Research Group, School of Life Sciences, University of Lincoln, Lincoln, United Kingdom, volume 7, artigo 508, julho, 2020. Disponível em https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fvets.2020.00508/full#B7 acesso em 14 de agosto de 2020 às 12h49.
HIBY, Elly; ROONEY, Nicola J.; BRADSHAW, John. Dog training methods: their use, effectiveness and interaction with behaviour and welfare. Animal welfare. South Mimms, Inglaterra, volume 13, p. 63-69, fevereiro, 2004.
ROONEY, Jane A.; COWAN, Sarah. Training methods and owner-dog interactions: Links with dogs behavior ans learning hability. Applied Animal Behaviour Science, volume 132, p.169-177, julho, 2011.